Mundo

Chefe da inteligência será interrogado pelo Congresso dos Estados Unidos

Essa será a primeira aparição pública desde que veio à tona o vasto programa de espionagem

Agência France-Presse
postado em 12/06/2013 16:00
Washington - O chefe da Agência de Segurança Nacional (NSA) será submetido a um interrogatório nesta quarta-feira por parte de legisladores americanos, em sua primeira aparição pública desde que veio à tona o vasto programa de espionagem levado adiante por este organismo.

O general Keith Alexander deve testemunhar diante da comissão de Apropriações do Senado em meio a uma polêmica pelo programa de vigilância de registros telefônicos e comunicações pela internet.

Este depoimento será feito depois de funcionários da inteligência terem realizado esta semana audiências a portas fechadas com legisladores sobre as atividades de vigilância da NSA. Membros dos partidos Democrata e Republicano e grupos de defesa das liberdades civis pediram que o programa de espionagem seja mais restrito e que o presidente Barack Obama explique os detalhes desse sistema.



"Não podemos ter um debate sério sobre quanta vigilância sobre as comunicações deve ser permitida se o sigilo não acabar", disse Jeff Merkley, um dos oito senadores que propõem uma lei para aumentar a transparência. Alexander insiste que sua agência respeita as liberdades civis quando realiza suas atividades, que buscam detectar planos terroristas e evitar potenciais ataques cibernéticos.

O general de quatro estrelas dirige uma poderosa agência, criada em 1952, que atualmente utiliza satélites, matemáticos e linguistas para vigiar os sistemas de comunicação mundiais. O programa de vigilância foi divulgado por Edward Snowden, um ex-agente da CIA e da NSA de 29 anos que supostamente está em Hong Kong.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação