Mundo

Partidos islâmicos egípcios convocam manifestação em apoio ao presidente

O presidente Mursi declarou em uma entrevista ao jornal Al-Ahram que considera "absurda" uma eleição antecipada

Agência France-Presse
postado em 12/06/2013 16:49
Cairo - Partidos islâmicos do Egito, incluindo o do presidente Mohamed Mursi, convocaram nesta quarta-feira uma manifestação para 21 de junho como contrapeso ao protesto previsto para o final do mês organizado pela oposição.

"Os partidos islâmicos decidiram organizar uma ;marcha dos milhões; em frente à mesquita de Rabaa al-Adawiya (nos arredores do Cairo), em 21 de junho, com o lema ;proteção da revolução, sim ao pacifismo, não à violência", indicou o Partido Liberdade e Justiça (PLJ), da Irmandade Muçulmana, em seu site.

Os partidos Al-Wasat e Construção e Desenvolvimento participaram da organização. De acordo com a agência oficial de notícias MENA, os partidos também afirmaram que as assinaturas coletadas pela campanha Tamarrod (rebelião, em árabe) para exigir a saída de Mursi "não têm valor".



"Eles asseguraram que não há na Constituição meios de organizar eleições antecipadas (...), exceto em caso de alta traição", segundo a agência. Os organizadores da Tamarrod afirmam ter reunido milhões de assinaturas em favor de uma eleição presidencial antecipada e convocaram uma manifestação em frente ao palácio presidencial para 30 de junho, data que marca o primeiro aniversário da posse de Mursi.

Partidos e forças políticas, como o Al-Dostur do, Prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, e o Movimento de 6 de abril, uma dos organizadores da revolta de 2011 que derrubou Hosni Mubarak, anunciaram o seu apoio a essa iniciativa.

O presidente Mursi declarou em uma entrevista ao jornal Al-Ahram que considera "absurda" uma eleição antecipada.

Os opositores acusam Mursi de governar pelo interesse da Irmandade Muçulmana, à qual pertence, embora garanta ser "o presidente de todos os egípcios", e de não saber como lidar com a grave crise política e econômica que aflige o Egito.

O primeiro ano de mandato de Mursi, o primeiro presidente islâmico e civil do Egito, foi marcado por inúmeros confrontos, às vezes sangrentos, entre seus partidários e opositores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação