Agência France-Presse
postado em 13/06/2013 12:09
Londres - Um retrato da rainha Elizabeth II, exposto na Abadia de Westminster em Londres, foi vandalizado nesta quinta-feira (13/6) com tinta, anunciou um porta-voz da igreja. Um homem de 41 anos suspeito de ter danificado o trabalho do artista australiano Ralph Heimans, datado de 2012, foi preso pela polícia e levado sob custódia, afirmou a Scotland Yard."Em um incidente hoje ao meio-dia, um visitante da Abadia pulverizou tinta sobre o retrato da Rainha realizado por Ralph Heimans, atualmente exposto na Sala Capitular", informou a Abadia em um comunicado. "Até que os danos tenham sido reparados, a tela não poderá, infelizmente, ser exposta" na Abadia, um dos monumentos mais visitados de Londres, segundo a mesma fonte.
[SAIBAMAIS]O retrato, intitulado "O Teatro da Coroação", representa Elizabeth II, em plena luz do dia, de pé no coro da Abadia, vestida com um longo vestido branco em frente a um suntuoso trono vermelho. A enorme pintura, de 2,7 x 3,3 metros, foi pintada em 2012 por ocasião do Jubileu de Ouro, marcando o aniversário de sessenta anos do reinado de Elizabeth II.
Este ato de vandalismo ocorre no ano do 60; aniversário da coroação da rainha, marcado na semana passada por uma missa solene na Abadia de Westminster, na presença da soberana e de cerca de 2.000 convidados. As motivações do suspeito não foram citadas, mas não parecem estar relacionadas com as manifestações anti-G8 organizadas antes da cúpula dos oito países industrializados, a ser realizada na segunda e na terça-feira na Irlanda do Norte.