Mundo

Iranianos começam a votar nesta sexta-feira para eleger novo presidente

As seções eleitorais abriram às 08h local e fecharão após dez horas de votação, mas diante de grande afluência poderão permanecer abertas até à meia-noite

Agência France-Presse
postado em 14/06/2013 08:55

Teerã - Os iranianos começaram a votar nesta sexta-feira (14/6) para eleger o presidente do país, com os reformistas unidos em torno de um único candidato contra os conservadores, quatro anos após a polêmica reeleição de Mahmud Ahmadinejad. As seções eleitorais abriram às 08h local (0h30 Brasília) e fecharão após dez horas de votação, mas diante de grande afluência poderão permanecer abertas até à meia-noite.

Uma mulher vota com sua família em um posto de votação na embaixada iraniana em Beirute


A disputa está entre Hasan Rohani, um religioso moderado de 64 anos e candidato único dos reformistas, e três candidatos conservadores: o ex-chanceler Ali Akbar Velayati, o prefeito de Teerã, Mohamad Bagher Ghalibaf, e o chefe das negociações nucleares, Said Jalili. O guia supremo da República Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, principal personalidade do país, pediu aos eleitores que compareçam em massa às urnas, e não manifestou publicamente apoio a qualquer candidato.

[SAIBAMAIS]No dia 21 de junho haverá o segundo turno caso nenhum dos candidatos obtenha 50,1% dos votos. Os primeiros resultados devem ser anunciados no sábado. Mais de 50,5 milhões de eleitores estão convocados para designar o sucessor de Ahmadinejad após dois mandatos consecutivos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação