Mundo

Oposição iraniana denuncia vitória de Rowhani como "farsa eleitoral"

Para evitar protesto popular e a repetição dos acontecimentos registrados há quatro anos, o regime encerrou rapidamente a eleição

Agência France-Presse
postado em 15/06/2013 19:03
Presidente do CNRI disse que vitória de reformista trata-se de
Paris
- A presidente do Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI, oposição no exílio), Maryam Radjavi, denunciou este sábado uma "farsa eleitoral" depois do anúncio da vitória surpreendente em primeiro turno do clérigo moderado Hassan Rowhani nas presidenciais do Irã.

[SAIBAMAIS]Trata-se de uma "farsa eleitoral do regime dos mulás por temor de protestos", declarou a presidente do CNRI, cujos principais integrantes são os Mujahedines do Povo, em um comunicado divulgado em Paris.

"É o mulá Rowhani que emergiu. Após ter sido partícipe, desde o princípio, de todos os crimes do regime, não engana ninguém em um papepel de ;moderado;", acrescentou Radjavi, lembrando que "Rohani foi secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do regime durante 16 anos", "foi um dos fundadores da Associação de Clérigos Combatentes" e "representa atualmente (o Guia Supremo Ali) Khamenei no Conselho Supremo de Segurança Nacional".



Para evitar um protesto popular e a repetição dos acontecimentos registrados há quatro anos, o regime encerrou rapidamente esta eleição e, como de costume, multiplicou os votos por 4 ou 5", afirmou a presidente do CNRI, qualificando de "grotesca" a participação anunciada de 72% nas eleições.

Radjavi responsabilizou, ainda, Ali Khamenei, pelo ataque da noite de sexta-feira contra um acampamento dos Mujahedines do Povo perto de Bagdá que, segundo um novo balanço do CNRI, deixou 2 mortos e 50 feridos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação