Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa Francisco envia carta a premier britânico sobre Síria e os pobres

Carta é uma resposta a outra enviada por Cameron ao pontífice, informando sobre a agenda de seu governo na presidência rotativa do G8 em 2013

Vaticano - A atenção aos pobres, a liberdade, o homem como centro da atividade econômica e política e a paz na Síria foram alguns dos temas abordados pelo papa Francisco em uma carta enviada ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, divulgada pelo Vaticano neste domingo.

A carta é uma resposta a outra enviada por Cameron ao pontífice, informando sobre a agenda de seu governo na presidência rotativa do G8 em 2013 e sobre a reunião do G8 que será realizada na Inglaterra nos dias 17 e 18 de junho.



"O objetivo da economia e da política é exatamente estar a serviço dos homens, a começar pelos mais pobres e frágeis, não importa onde estejam, inclusive no ventre da própria mãe", enfatizou o Papa, acrescentando que "o dinheiro e os outros meios políticos e econômicos devem servir, e não governar".

O fundamental, segundo o papa Francisco, é que o homem seja o centro de toda atividade política e econômica porque ele é "seu mais profundo recurso" e, ao mesmo tempo, "seu fim primordial" .

Desde o anúncio de sua escolha para ocupar o lugar de Bento XVI, no dia 13 de março, o papa Francisco tem insistido sistematicamente na necessidade de que a Igreja, os fiéis e os governos prestem mais atenção aos pobres.