Mundo

EUA vão negociar com a Coreia do Norte e julgar seus ações, diz McDonough

A Coreia do Norte propôs neste domingo negociações de alto nível com os Estados Unidos para abordar os programas de armamento nuclear e aliviar a tensão na península coreana

Agência France-Presse
postado em 16/06/2013 12:49
Washington - Os Estados Unidos realizarão negociações "reais" com a Coreia do Norte e julgarão suas ações, não as "palavras amáveis" de Pyongyang sobre sua vontade de manter negociações de alto nível, disse neste domingo o chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough.

Qualquer conversa "deve se basear no respeito aos compromissos por parte deles" em relação à não-proliferação, às armas nucleares, ao contrabando e a outros temas, disse McDonough no programa "Face the Nation" da rede CBS. "O fato é que não poderão eliminar com palavras as importantes sanções aplicadas, sanções apoiadas pela Rússia e, o mais importante, apoiadas pela China".

[SAIBAMAIS]A Coreia do Norte propôs neste domingo negociações de alto nível com os Estados Unidos para abordar os programas de armamento nuclear e aliviar a tensão na península coreana, alguns dias depois da inesperada anulação de discussões com o Sul, uma proposta que Washington provavelmente não aceitará, segundo analistas.

Leia mais notícias em Mundo

"Propomos negociações de alto nível entre o Norte e os Estados Unidos para garantir a paz e a estabilidade na região e aliviar a tensão na península coreana", indicou a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

Essa proposta é a consequência das intensas pressões sobre o regime norte-coreano, que começam a partir inclusive do governo da China, seu grande aliado.

O teste nuclear que a Coreia do Norte realizou em fevereiro e as posteriores sanções da ONU desencadearam a recente crise, durante a qual Pyongyang ameaçou Seul e os Estados Unidos com ataques nucleares preventivos.

Uma reunião de alto nível entre as duas Coreias -- inicialmente prevista para 12 e 13 de junho com o objetivo de discutir um alívio nas tensões -- foi cancelada na terça devido a desacordos relacionados ao protocolo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação