Mundo

Dois grandes sindicatos turcos convocam greve geral a partir de segunda

Os sindicatos querem denunciar a violência policial contra os manifestantes que se opõem ao primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan

Agência France-Presse
postado em 16/06/2013 13:02

Um veículo blindado da polícia se aproxima de uma barricada improvisada pelos manifestantes, durante confrontos em Ancara.

Istambul - Dois dos principais sindicatos turcos anunciaram neste domingo uma greve geral a partir de segunda-feira em toda a Turquia para denunciar a violência policial contra os manifestantes que se opõem ao primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, declarou o porta-voz do sindicato KESK. "Vamos entrar em greve amanhã (segunda-feira) em todo o país, com o (sindicato) DISK e outras organizações", indicou Baki Cinar, porta-voz do sindicato KESK.

[SAIBAMAIS]Na noite de sábado, os manifestantes que ocupavam o Parque Gezi, ao lado da Praça Taksim de Istambul, foram violentamente retirados do local por policiais. Os manifestantes prometeram voltar neste domingo à praça, berço do movimento que agita a rua turca há mais de duas semanas.


No início da onda de contestação, em 31 de maio, a Polícia agiu com violência para dispersar militantes ambientalistas que protestavam contra a destruição anunciada do Parque Gezi e de seus 600 plátanos. A ira provocada por essa operação suscitou a maior revolta contra o governo islâmico conservador desde a sua chegada ao poder em 2002.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação