Mundo

Premier turco Erdogan diz que 'limpar' a Praça Taksim era seu dever

A polícia turca foi acionada para conter as manifestações a favor da renúncia do primeiro ministro na noite deste sábado

Agência France-Presse
postado em 16/06/2013 13:24

Um manifestante se choca com um oficial da polícia de choque durante uma manifestação em Ancara

Istambul - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou neste domingo que "limpar" a Praça Taksim de Istambul era seu dever, após a intervenção da polícia sábado à noite no local onde manifestantes exigem sua renúncia. "Eu disse que nós tínhamos chegado ao fim. Tinha ficado insuportável. Ontem, a operação foi realizada e (a Praça Taksim e o Parque Gezi) foram limpas (...) Era meu dever de primeiro-ministro", afirmou Erdogan durante um ato público de seu partido em Istambul.

[SAIBAMAIS]"Não deixaremos essa praça com terroristas", afirmou, referindo-se aos movimentos políticos clandestinos envolvidos nas manifestações na Praça Taksim.


"Este país não é uma terra comum. Você não pode organizar um protesto onde quiser. Você pode fazer isso onde for autorizado", ressaltou o chefe de governo, lembrando que o Parque Gezi e a Praça Taksim não são "propriedade privada" dos manifestantes.

Durante o seu discurso, Erdogan, cujo partido islâmico conservador chegou ao poder em 2002, também defendeu a ação da Polícia turca e pediu que os opositores se manifestem nas eleições municipais de março de 2014. "Se vocês não quiserem mais nos ver no poder, a solução é esta: as eleições", lançou.

Após duas semanas de manifestações contra o governo, a Polícia agiu com violência na noite de sábado para retirar as pessoas que ocupavam o Parque Gezi e a Praça Taksim de Istambul, provocando violentos confrontos entre as forças de ordem e os manifestantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação