Mundo

Rússia comemora 50 anos do primeiro voo espacial de uma mulher

Em 16 de junho de 1963, na época com 26 anos, Valentina Terechkova decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave espacial soviética Vostok-6

Agência France-Presse
postado em 16/06/2013 17:51
Moscou - A Rússia comemora este domingo o 50; aniversário do primeiro voo espacial de uma mulher cosmonauta, a soviética Valentina Terechkova. O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, cumprimentou a heroína nacional, hoje com 76 anos. "Desde esse então, muitas coisas mudaram no mundo e em nosso país, mas (...) ;Gaivota; [codinome de Terechkova durante a missão espacial] permanecerá para sempre gravada na História da Rússia e do mundo da aeronáutica", declarou Medvedev em um comunicado.

Em 16 de junho de 1963, na época com 26 anos, Terechkova decolou do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, a bordo da nave espacial soviética Vostok-6. Terechkova continua sendo até agora a única mulher que realizou um voo solo, sem colega de viagem.

Leia mais notícias em Mundo

Por ocasião dos 50 anos de seu voo, Terechkova, que agora integra a Duma, Câmara Baixa do Parlamento russo, foi condecorada esta semana com a Ordem de San Alexander Nevsky pelo presidente Vladimir Putin. Apesar da idade avançada, Terechkova declarou recentemente estar "pronta" para viajar a Marte, mesmo com passagem só de ida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação