Mundo

Premier tcheco renuncia na segunda por escândalo de corrupção

Sou consciente da minha responsabilidade política, disse Petr Necas

Agência France-Presse
postado em 16/06/2013 18:18

Sou consciente da minha responsabilidade política, disse Petr Necas

Praga - O primeiro-ministro tcheco, Petr Necas, anunciou este domingo (16/6), em Praga, que apresentará sua demissão na segunda-feira, devido a um escândalo de corrupção e abuso de poder envolvendo sua colaboradora mais próxima. "Eu renunciarei ao meu cargo na segunda-feira. Sou consciente da minha responsabilidade política", declarou Necas, durante uma entrevista coletiva.

Necas manifestou-se a favor da manutenção do governo atual tripartite de centro direita, com um novo primeiro-ministro proposto por seu partido, ODS. O nome do ministro da Indústria e vice-presidente do ODS, Martin Kuba, tem sido citado no domingo pela imprensa tcheca. Composto pelo ODS de Necas, por outro partido de direita, TOP 09, do chefe da diplomacia Karel Schwarzenberg, e do pequeno partido de centro LIDEM, a coalizão não tem maioria parlamentar desde 2012. A oposição de direita reivindica a organização de eleições antecipadas, o mais rápido possível. As próximas eleições legislativas estão previstas para 2014 e os social-democratas (CSSD) são apontados como grandes favoritos. Influente chefe de gabinete de Necas, Jana Nagyova, foi posta em prisão preventiva no sábado, após ter sido incriminada de corrupção e abuso de poder por ter usado o serviço de inteligência militar para espionar ilegalmente a esposa do primeiro-ministro. Jana Nagyova, de 48 anos, é considerado pela imprensa popular como a namorada do premier. Dois generais e um coronel do serviço de inteligência militar também estão sob investigação judicial neste caso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação