Mundo

Comissão aprova projeto republicano que criminaliza imigração ilegal

Esta lei é o primeiro projeto republicano para tratar o debate sobre uma reforma abrangente da imigração no Congresso, e agora vai para o plenário da Câmara dos Deputados

Agência France-Presse
postado em 18/06/2013 15:44
Washington - Um projeto do Partido Republicano que criminaliza a imigração ilegal e permite que a polícia dos estados investigue o status imigratório de suspeitos foi aprovado nesta terça-feira (18/6) na Comissão de Assuntos Judiciais da Câmara de Deputados.

As pessoas presentes na audiência legislativa interromperam o debate aos gritos, o que levou a paralisação por alguns minutos por ordem do presidente da comissão, o republicano Robert Goodlatte. Após a retomada dos debates, a votação terminou com 21 votos a favor e 16 contra o projeto de lei, chamado de "Safe", cuja sigla em inglês significa projeto para Fortalecer e Aplicar a Lei

Esta lei é o primeiro projeto republicano para tratar o debate sobre uma reforma abrangente da imigração no Congresso, e agora vai para o plenário da Câmara dos Deputados. Em paralelo, no Senado está sendo debatido um projeto mais amplo e integrado, que contempla não só medidas de segurança, mas também uma maneira de legalizar os onze milhões de imigrantes ilegais no país.

"Aplicar a lei me parece um ponto razoável para começar", declarou o autor do texto, Trey Gowdy. Goodlatte, que apresentou uma emenda de endurecimento, disse por sua vez que "uma reforma da imigração real precisa ter mecanismos para assegurar que o presidente não possa simplesmente ignorar a aplicação das leis de imigração".

A reforma da imigração é um dos objetivos legislativos mais urgentes para o presidente Barack Obama, que emitiu decretos para aliviar a situação de imigrantes ilegais no país, depois de quebrar recordes de deportações nos últimos quatro anos.

"Acredito não ser uma boa política criar um novo crime", criticou o democrata Zoe Lofgren, que lembrou que um projeto de lei semelhante fracassou no Congresso em 2005.



"Quero que os meus colegas do outro partido entendam que aqueles a quem querem criminalizar compartilham um banco na igreja comigo; são meus vizinhos", acrescentou o democrata Luis Gutierrez.

A questão da imigração gera discussões apaixonadas dentro e fora do Congresso, e a maioria dos americanos são a favor de uma reforma em troca de mais segurança na fronteira, segundo as pesquisas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação