Mundo

Obama vai propor redução das armas nucleares estratégicas de EUA e Rússia

O presidente norte-americano diz que fará as propostas em um discurso em Berlim, também se comprometerá a participar em uma reunião de cúpula em Haia

Agência France-Presse
postado em 19/06/2013 07:47
Berlim - O presidente americano Barack Obama vai propor nesta quarta-feira (19/6) que Estados Unidos e Rússia reduzam em um terço o número de armas nucleares estratégicas e pedirá uma diminuição dos arsenais nucleares táticos na Europa, informou uma fonte do governo.

Obama está convencido de que os Estados Unidos e seus aliados podem manter uma dissuasão nuclear efetiva
Obama, que fará as propostas em um discurso em Berlim, também se comprometerá a participar em uma reunião de cúpula em Haia, em 2014, e a organizar um encontro similar no último ano de sua presidência, 2016.



Segundo a fonte do governo, Obama está convencido de que os Estados Unidos e seus aliados podem manter uma dissuasão nuclear efetiva "reduzindo em até um terço as ogivas nucleares estratégicas abaixo do nível do novo tratado Start", o tratado de redução de armas estratégicas.

"Vamos tentar negociar estas reduções com a Rússia para continuar superando as posições que prevaleceram durante a Guerra Fria", completou a fonte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação