Pequim - Uma astronauta chinesa em órbita ao redor da Terra deu uma aula prática de física nesta quinta-feira (20/6) para milhões de estudantes, em uma demonstração das ambições espaciais da China. Diante de uma grande bandeira do país, a sorridente Wang Yaping, segunda mulher chinesa a viajar ao espaço, fez uma série de pequenas experiências didáticas para demonstrar a falta de gravidade.
Wang Yaping, ex-piloto da aeronáutica, está no módulo Tiangong ("Palácio celeste") 1, mais de 300 km sobre a Terra. Os outros dois integrantes da missão Shenzhou X, o general Nie Haisheng e o coronel Zhang Xiaoguang, filmaram a aula.
[SAIBAMAIS]Mais de 60 milhões de alunos e professores chineses assistiram a aula especial. O evento foi exibido ao vivo pela televisão estatal chinesa e estudantes fizeram perguntas para a astronauta. A missão Shenzhou X é uma etapa importante no programa espacial chinês, que contempla uma estação orbital tripulada de forma permanente até 2020.
Esta missão é a mais longa da história espacial da China. A equipe deve permanecer 15 dias em órbita ao redor da Terra. A China também almeja enviar um astronauta à Lua.