Milão - Um ambiente chic ao som de rock;n;roll marcou neste sábado o primeiro dia de desfiles prêt-à-porter para a primavera-verão 2014 em Milão, onde Dolce & Gabbana apresentou uma coleção baseada nos esplendores da antiga Sicília. Templos com colunas e outras ruínas, medalhões com imagens de Zeus e Apolo, e paisagens verdes adornam os estampados que, nesta temporada, servem de fio condutor à casa milanesa.
Esta ressurreição da era de ouro da Sicília, conquistada sucessivamente por gregos e romanos, se escreve com seda, linho e algodão; com predominância para o branco, o bege, o marrom e o negro, salpicado com vermelho, azul vivo, prata e ouro. Na passarela desfilam manequins com sandálias romanas que sobem pela perna e sapatos de couro trançado como os dos nossos avós.
Com Ermenegildo Zegna, o ambiente era de festa para celebrar a chegada do novo estilista Stefano Pilati, saído de Yves Saint Laurent, que propôs em seu desfile inaugural uma reinterpretação das tradições da casa. A silhueta é clássica mas o diabo está nos detalhes: o cinto está integrado ao casaco na parte de trás e sua presença é evocada por costuras. É verão e a calça deixa o tornozelo de fora, o short para no meio da coxa e o paletó combina com uma calça muito fluída no estilo "pijama". E um toque dos anos 80: os ombros são quadrados.
Para a praia, as batas e as toalhas são multicolores, mas em tons suaves. Para o coquetel, um terno leve de linho bege e para o passeio à noite uma jaqueta safári azul que combina com uma calça bege. Os tecidos são seda e algodão e as cores abrem o apetite: café, damasco, bordô, oliva e açafrão.
Outra casa e outra atmosfera: a alemã Jil Sander escolheu o tema "turista acidental, despojado", com bermudas XL arejadas nas cores rosa e laranja. Fiel a seus costumes, a rainha do minimalismo apresenta uma figura muito estruturada cortada a laser. O louro alto está de volta, às vezes com sapatos pretos e todo vestido de branco. A calça para no meio da canela e as capas têm reforços nos ombros.
Para Costume National, o estilista Ennio Capasa propõe um "chic minimalista e rock;n;roll". "Meu jeans de cidade anda pelas ruas de todo o mundo", resume. No ambiente rock, uma série de jaquetas de motociclistas negras de corte impecável em couro ou algodão. Além do preto, as cores são branco, ouro, mostarda, turquesa, azul marinho. Os ternos usam algodão e marcam o corpo em mostarda ou azul escuro.
No domingo, apresentam suas coleções Bottega Veneta, Salvatore Ferragamo, Missoni, Vivienne Westwood e Prada.