Madri - A polícia espanhola anunciou neste domingo ter desmantelado duas redes de revenda de produtos anabolizantes importados de Portugal, Grécia e China, ter detido 84 pessoas e apreendido centenas de milhares de doses de EPO e hormônios de crescimento para atletas. "Uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de doping resultou na prisão de 84 pessoas e na apreensão de mais de 707 mil doses de esteroides anabolizantes, EPO e hormônios de crescimento" em dez das 17 regiões do país, indica o comunicado oficial da polícia.
Entre os detidos estão um farmacêutico que revendeu esses produtos sem receita médica, segundo o comunicado. Uma das organizações, que teve confiscado mais de 680 mil doses de drogas que melhoram o desempenho, atua na China e na Grécia, e usa as redes sociais para se apresentar e entrar em contato com clientes.
De acordo com a mesma fonte, uma estreita colaboração com a polícia italiana permitiu a interceptação de um carregamento da Grécia transitando pela Itália. A rede importava produtos anabolizantes de Portugal e distribuía para atletas. No primeiro trimestre de 2013, esta organização lucrou 11.000 euros por dia.
Madri é candidata para sediar os Jogos Olímpicos em 2020 e o Parlamento adotou uma nova lei para lutar contra o doping, a fim de cumprir com o código da Agência Mundial Anti-Doping (WADA).