Mundo

Milhares manifestam em Madri contra reforma do sistema de saúde

Manifestantes usavam jalecos brancos e marcharam atrás de um grande cartaz pedindo a preservação de um sistema de saúde "100% público e universal"

Agência France-Presse
postado em 23/06/2013 14:05
Madri - Milhares de pessoas marcharam neste domingo em Madri e outras cidades espanholas para protestar contra as reformas da saúde, no âmbito do programa de austeridade. Em Madri, os manifestantes, muitos dos quais usavam jalecos brancos, marcharam atrás de um grande cartaz pedindo a preservação de um sistema de saúde "100% público e universal".

Leia mais notícias em Mundo
O governo de direita de Mariano Rajoy, que tenta implementar um plano de austeridade para reduzir o déficit público, aprovou uma reforma para economizar 7 bilhões por ano no setor da saúde pública. Houve um "colapso total" do sistema de saúde, lamenta Lourdes Alonso, médica de família de 54 anos.

Como parte do plano de austeridade, o governo de direita também aprovou uma reforma em 2012 que nega aos imigrantes indocumentados o cartão que dá acesso a serviços gratuitos de saúde, com exceção das situações de emergência, monitoramento da gravidez e pediatria. Por outro lado, o governo regional de Madri, controlado pelo Partido Popular de Mariano Rajoy, decidiu privatizar a administração dos hospitais e centros de saúde da capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação