Mundo

Exército egípcio está pronto para intervir em caso de distúrbios

Exército está pronto para intervir caso haja confrontos no país durante as manifestações convocadas para os próximos dias pelos opositores do presidente Mohamed Mursi

Agência France-Presse
postado em 23/06/2013 14:56
Cairo - O ministro egípcio da Defesa advertiu neste domingo (23/6) que o Exército está pronto para intervir caso haja confrontos no país durante as manifestações convocadas para os próximos dias pelos opositores do presidente Mohamed Mursi. "As Forças Armadas têm o dever de agir para impedir que o Egito mergulhe em um túnel escuro de conflito e instabilidade", disse Abdel Fattah al-Sisi, na véspera do primeiro aniversário da eleição de Mursi.

Os opositores organizam uma mobilização em massa para o dia 30 de junho, aniversário da posse do primeiro presidente islâmico do país. Milhares de partidários de Mursi manifestaram na quinta-feira em uma demonstração de força. As autoridades temem distúrbios durante os protestos contra Mursi entre defensores e opositores. O Egito vive uma grave crise política, e sua população está profundamente dividida.

Os partidários de Mursi defendem que o presidente está limpando as instituições de décadas de corrupção, mas os críticos o acusam de concentrar o poder nas mãos de seu movimento, a Irmandade Muçulmana. Mohamed ElBaradei, ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), convidou Mursi a renunciar em nome da unidade nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação