Mundo

Emir do Catar, Hamad ben Khalifa, cederá poder ao filho Tamim ben Hamad

Nos três últimos anos o emir começou o processo de transição, confiando responsabilidades na área militar a seu filho

Agência France-Presse
postado em 24/06/2013 15:07
O xeque Hamad, 61 anos, marca

DOHA - O emir do Catar, xeque Hamad ben Khalifa al-Thani, deve anunciar na terça-feira (25/6) sua decisão de transferir a seu filho, Tamim ben Hamad al-Khalifa, o poder da rica nação do Golfo Pérsico, informaram nesta segunda-feira (24/6) a imprensa e uma autoridade. A agência oficial de notícias QNA informou nesta segunda-feira que "o emir (...) fará um discurso à nação às 08h00 (02h00 de Brasília) de terça-feira".

De acordo com a autoridade que pediu para não ser identificada, durante o discurso o emir "deve anunciar a transferência de seus poderes a seu filho". O Palácio se limitou a indicar que o dia 25 (terça-feira) será declarado feriado oficial. Segundo a rede árabe de televisão Al-Jazeera, o soberano se reuniu com a família real e informou que cederá o poder ao príncipe herdeiro.

O xeque Hamad, que utilizou as imensas reservas de gás do Catar para impulsionar a modernização do país e transformá-lo em um importante ator diplomático mundial, chegou ao poder por meio de um golpe de Estado, ao derrubar o seu próprio pai, o xeque Khalifa, em junho de 1995. Segundo um diplomata, ao abdicar ao trono, o emir de 61 anos marca "um feito inédito no mundo árabe", onde não é raro que líderes autocráticos mantenham o poder por décadas.



O príncipe Tamin, nascido em 1980, é o segundo filho do emir com sua segunda esposa, Mozah. Tamin é subcomandante das Forças Armadas e presidente do Comitê Olímpico Internacional Local, que será o responsável pela organização da Copa do Mundo de 2022. Nos três últimos anos o emir começou o processo de transição, confiando responsabilidades na área militar a seu filho. De qualquer maneira, o emir "continuará a ter um papel de influência no governo, com foco nos investimentos do Catar no exterior", segundo um diplomata.

O emir transformou o reino árabe em uma potência política e econômica com bilhões em investimentos em todo o mundo. Este pequeno Estado do Golfo Pérsico possui a terceira maior reserva de gás natural e produz 77 milhões de toneladas de gás por ano. Tamin, de 33 anos, foi escolhido como herdeiro há dez e atualmente também é diretor da Autoridade Catari de Investimentos, o fundo soberano do país.

Originalmente, o herdeiro ao trono era o outro filho de Hamad, o xeque Jassem, um ano mais velho do que Tamin, mas que abdicou do cargo. Educado nas mais seletas academias militares da Grã-Bretanha, o príncipe herdeiro é fanático por esportes, tem duas esposas e seis filhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação