Mundo

Snowden permanece no aeroporto de Moscou e Rússia rejeita pressão americana

O governo dos Estados Unidos solicitou a extradição de Snowden, que desembarcou no domingo em Moscou, procedente de Hong Kong

postado em 26/06/2013 09:24
Moscou - A Rússia reiterou nesta quarta-feira (26/6) que nenhuma ameaça americana obrigará o país a entregar Edward Snowden, o técnico acusado por Washington de espionagem, que pediu asilo político ao Equador e que está na zona de trânsito do aeroporto de Moscou. "As ameaças dos Estados Unidos contra a Rússia e a China no caso Snowden não darão nenhum resultado" escreveu no Twitter Alexei Pushkov, presidente da comissão das Relações Exteriores da Duma (câmara baixa do Parlamento russo).

Edward Snowden

O governo dos Estados Unidos solicitou a extradição de Snowden, que desembarcou no domingo em Moscou, procedente de Hong Kong. O secretário de Estado John Kerry alertou Moscou e Pequim que o caso Snowden terá consequências nas relações com os Estados Unidos.



Depois de várias horas sem ninguém saber o paradeiro do ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA), o presidente russo Vladimir Putin confirmou a presença de Snowden na zona de trânsito do aeroporto. Snowden, de 30 anos, se refugiou em Hong Kong em maio antes de revelar documentos sobre o amplo programa de espionagem da NSA.

Segundo uma fonte citada pela agência Interfax, Snowden permanece na zona de trânsito do aeroporto de Moscou por não ter um documento de viagem válido, depois que Washington revogou seu passaporte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação