Mundo

Marc Rich, fundador da gigante Glencore, morre aos 78 anos na Suíça

Nascido em 1934, na Bélgica, o financista foi um dos fundadores em 1974 da empresa que viria a se tornar a gigante de commodities Glencore

Agência France-Presse
postado em 26/06/2013 12:25
Genebra - O empresário Marc Rich, fundador da gigante de commodities Glencore, morreu nesta quarta-feira (26/6)aos 78 anos em um hospital na cidade suíça de Lucerna devido a uma hemorragia cerebral, informou sua companhia, a Marc Rich Group, em um comunicado. Nascido em 1934, na Antuérpia (Bélgica), o financista foi um dos fundadores em 1974 da empresa que viria a se tornar a gigante de commodities Glencore, a princípio batizada de Richco.

[SAIBAMAIS]Em 1993, vendeu a Richco a seus parceiros, que rebatizaram a companhia de Glencore. O empresário esteve envolvido em várias polêmicas nos Estados Unidos. Entre outras coisas, ele é considerado o inventor do mercado ;spot; do óleo, que minou os privilégios dos cartéis de petróleo. Em 1979, ignorou o embargo decretado por Washington contra o Irã, após o sequestro na embaixada americana em Teerã, que lhe valeu uma condenação.



De 1983 a 2001, esteve na lista dos 10 fugitivos mais procurados do FBI. Em 1983, fugiu para a Suíça, que rejeitou a sua extradição em 1984. Bill Clinton perdoou o empresário em 2001, uma polêmica decisão, já que sua ex-esposa havia doado um milhão de dólares para o Partido Democrata. Marc Rich, que era de nacionalidade suíça e israelense, será enterrado na quinta-feira em Tel Aviv, de acordo com seus parentes, citados pela Radio1 suíça. "Foi um grande pioneiro do comércio de matérias-primas", declarou em um comunicado o número um da Glencore, Ivan Glasenberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação