Washington - A aprovação de um projeto de lei que impõe fortes restrições ao aborto no Texas se viu frustrada na madrugada desta quarta-feira (26/6) por causa do discurso de mais de 12 horas de uma senadora. Wendy Davis prolongou sua intervenção para tentar ultrapassar o prazo da votação e opor-se a uma medida que os ativistas consideram tão rígidas que acabaria proibindo de fato o aborto em todo o estado.
[SAIBAMAIS]De acordo com as normas do Texas, um discurso pode ter esta extensão, mas o discursante não pode parar nem para beber água, descansar ou sentar. Davis é uma democrata de 50 anos, atleta e corredora, que se apresentou usando tênis com o objetivo de aguentar esta maratona em particular.
A senadora recebeu uma onda de apoio por parte dos grupos sociais, inclusive o presidente Barack Obama, que tuitou com o hashtag #StandWithWendy: "Algo especial está acontecendo em Austin (Texas) esta noite". A maioria republicana ainda tentou votar o projeto, mas o público presente começou a aplaudir e a gritar tão alto que atrapalharam os trabalhos.
O presidente da sessão, o vice-governador David Dewhurst, ainda tentou a primeira votação, que aprovou o projeto por 19 contra 10 votos. Mas o democratas objetaram com veemência e somente às 03H00 da madrugada Dewhurst reconheceu que os opositores ao projeto conseguiram cumprir o prazo para invalidar a votação.