Mundo

Rei da Jordânia teme divisão da Síria, "fonte de destruição" para região

A guerra na Síria opõe rebeldes principalmente sunitas a um regime dirigido pelos alauitas, um braço do xiismo, apoiado pelo Irã e pelo Hezbollah xiita libanês

Agência France-Presse
postado em 26/06/2013 13:11
Amã - O rei Abdullah II da Jordânia afirmou nesta quarta-feira (26/6) que teme uma divisão na Síria, que seria uma "fonte segura de destruição" para a região, e uma separação entre xiitas e sunitas de "consequências desastrosas". "Uma Síria dividida significaria um conflito sem fim que desestabilizaria a região e o futuro de seus povos para as gerações futuras", declarou o soberano, em uma entrevista ao jornal de capital saudita Asharq al-Awsat, com sede em Londres.

[SAIBAMAIS]"Dividir a Síria não beneficia ninguém e jogar com a unidade da Síria é uma fonte segura de destruição", completou Abdullah II, cujo país abriga 550.0000 refugiados sírios. "Atiçar o fogo confessional no mundo árabe e muçulmano terá consequências desastrosas para as gerações futuras e para o mundo inteiro", disse, antes de advertir para o perigo de contágio do conflito.



A guerra na Síria opõe rebeldes principalmente sunitas a um regime dirigido pelos alauitas, um braço do xiismo, apoiado pelo Irã e pelo Hezbollah xiita libanês. "O pior temor seria que o conflito sírio espalhasse a discórdia entre sunitas e xiitas da região", declarou. A Jordânia, aliada dos Estados Unidos na região, teme, como muitos países ocidentais, o surgimento de um reduto de extremistas islâmicos na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação