Mundo

Justiça boliviana condena opositor exilado em embaixada do Brasil

O político boliviano de direita está refugiado na embaixada brasileira à espera de um visto de saída

Agência France-Presse
postado em 26/06/2013 15:09
LA PAZ - A justiça boliviana condenou a um ano de prisão o senador opositor Roger Pinto, exilado há mais de um ano na embaixada do Brasil em La Paz, por "abandono do dever" e "dano econômico ao Estado", informou a Promotoria nesta quarta-feira (26/6).

Um tribunal de Pando, no norte do país, onde o caso foi julgado, "encontrou provas suficientes para condenar o senador Pinto, por ter cometido três crimes de que é acusado, determinando uma pena de um ano" de prisão, anunciou o promotor Juan Carlos Cuellar.

O político boliviano de direita está refugiado na embaixada brasileira à espera de um visto de saída, algo que o governo nega.



Pinto foi indiciado "por ter agido contra a Constituição e as leis, por prevaricação, e por causar prejuízos econômicos ao Estado de mais de 11 milhões de pesos bolivianos (1,6 milhão de dólares)", de acordo com um relatório da Promotoria.

Durante seu mandato como diretor da Zona Franca-Cobija (Zofra-Cobija) em 2000, Pinto concedeu recursos de maneira irregular à Universidade Amazônica de Pando, indica o relatório.

O Brasil concedeu asilo político a Pinto em maio de 2012, mas o governo boliviano negou salvo-conduto ao boliviano, argumentando que o seu caso não é político, mas legal, já que ele é acusado de corrupção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação