Mundo

Estados Unidos vão aposentar maioria dos chimpanzés de laboratório

Apenas um grupo de 50 animais continuará à disposição da ciência para testes sobre vacinas

Agência France-Presse
postado em 26/06/2013 17:53
WASHINGTON - Autoridades americanas anunciaram esta quarta-feira (26/6) que vão aposentar a maioria dos 300 chimpanzés usados em pesquisas e que apenas um grupo de 50 animais continuará à disposição da ciência para testes sobre vacinas.

Depois de dois anos de reflexão, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH na sigla em inglês) aceitaram a maioria das recomendações de uma equipe de especialistas independentes, que pediram para suprimir progressivamente o essencial das pesquisas biomédicas sobre os chimpanzés.

"Os NIH preveem reduzir consideravelmente a utilização dos chimpanzés na pesquisa biomédicas", declarou à imprensa o diretor dos NIH, Francis Collins. "A maioria dos chimpanzés que temos deveria se aposentar", acrescentou.



Só ficará à disposição dos laboratórios um grupo de 50 animais que não se reproduzirá e poderá ser utilizado em testes para uma vacina da hepatite C ou para estudar o comportamento psicológico da espécie, afirmou Collins.

Os NIH não contemplaram a recomendação de atribuir um espaço de 93 metros quadrados a cada chimpanzé por considerar que a necessidade desta medida não era suficientemente provada. A decisão começará a ser aplicada nos próximos meses e anos, segundo o NIH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação