Mundo

Mandela permanece em estado crítico mas estável, afirma presidente

Líder sul-africano Jacob Zuma disse esperar que predecessor volte para casa em breve

Agência France-Presse
postado em 29/06/2013 08:32
Zuma falou sobre o estado de saúde de Mandela em entrevista coletiva com o presidente Barack Obama
Pretoria
- O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, permanece em estado "crítico mas estável", afirmou neste sábado o presidente do país, Jacob Zuma, que espera que seu ilustre predecessor possa voltar para casa em breve.

"Permanece (em estado) crítico mas estável, portanto nada mudou. Mas esperamos que melhore. Esperamos que saia muito em breve do hospital", declarou Zuma em uma entrevista coletiva com o presidente americano Barack Obama em Pretória.

Na mesma entrevista, Obama afirmou que a "coragem moral" de Nelson Mandela tem sido uma fonte de inspiração.

"Sua coragem moral tem sido uma fonte de inspiração pessoal para mim. Tem sido uma fonte de inspiração para o mundo", declarou o presidente dos Estados Unidos ao lado de Jacob Zuma.

"O triunfo de Nelson Mandela e desta nação fala a algo muito profundo no espírito humano", completou Obama, que não visitará o ícone da luta contra o apartheid no hospital.

Mandela está internado há três semanas por uma grave infecção pulmonar. Mas o presidente americano e sua esposa Michelle se reunirão em uma visita privada com a família de Mandela.

[SAIBAMAIS]"Por respeito pelo conforto e a paz de Nelson Mandela, e por desejo da família, Barack Obama não visitará o Medical Heart Hospital", onde o primeiro presidente negro da África do Sul está internado, declarou uma fonte do governo americano.

"O presidente e a primeira-dama se reunirão em caráter privado com membros da família de Mandela para transmitir seu apoio e orações neste momento difícil", completou a fonte.

O presidente americano, que está em viagem pelo continente africano, declarou na sexta-feira que não precisava de uma foto com o símbolo mundial da liberdade e perdão. Mas não havia descartado uma visita, deixando a possibilidade nas mãos da família de Mandela.

Obama se reuniu com Mandela em 2005 quando era senador e, desde então, não se encontraram novamente em consequência do agravamento do estadp de saúde de Mandela. No entanto, conversaram diversas vezes por telefone.

Um novo encontro entre os dois vencedores do prêmio Nobel da Paz teria sido considerado muito simbólico.

Ao mesmo tempo, as demonstrações de afeto pelo pai da nação sul-africana prosseguiam nas imediações do hospital. Em meio a cantos, várias pessoas dançavam e exibiam cartazes com frases como "Nosso coração está contigo" e "Que Deus te abençoe Tata" (pai).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação