Mundo

Explosão na Tailândia mata oito soldados e deixa quatro pessoas feridas

Soldados retornavam para casa após noite de serviço quando bomba explodiu na passagem do caminhão que os transportava

postado em 29/06/2013 09:47
Dez soldados viajavam no veículo, segundo o coronel Pramote Promin
Bangcoc
- Oito soldados morreram neste sábado na explosão de uma bomba no sul da Tailândia, cenário de uma insurreição separatista, o que evidencia a fragilidade das negociações entre rebeldes e o governo.

[SAIBAMAIS]Outras quatro pessoas - dois soldados e dois civis - ficaram feridas na explosão no distrito de Krongpinang da província de Yala, de maioria muçulmana.

Os soldados retornavam para casa após uma noite de serviço quando uma bomba explodiu na passagem do caminhão que os transportava, em um dos ataques mais violentos contra os militares nos últimos anos.

Dez soldados viajavam no veículo, segundo o coronel Pramote Promin.

A insurreição no país provocou mais de 5.700 mortes desde 2004 e afeta tanto budistas como muçulmanos nesta região, que fez parte da Malásia até o início do século XX.



Os separatistas, muçulmanos, não integram nenhum movimento jihadista mundial, mas protestam contra o que consideram discriminação contra a etnia malaia e de religião muçulmana em um país essencialmente budista.

O governo tailandês iniciou este ano negociações com vários grupos rebeldes, entre eles o Barisan Revolusi Nasional (BRN, Frente Nacional Revolucionária) para tentar acabar com a insurreição. Mas os ataques permanecem quase diários.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação