postado em 29/06/2013 10:32
Teerã - O presidente iraniano eleito Hassan Rohani afirmou neste sábado que seu governo aplicará uma política de "interação construtiva com o mundo" e defenderá "todos os direitos do Irã".
"A moderação não significa em política externa rendição nem briga. Significa uma interação construtiva e efetiva com o mundo", declarou em um discurso exibido na televisão.
[SAIBAMAIS]"No discurso moderado, o realismo é um princípio básico, levando em consideração os valores e ideais da República Islâmica", completou. "A interação construtiva com o mundo e o diálogo com os demais devem acontecer partindo da igualdade e do respeito mútuo, dos interesses e da confiança mútua", disse.
Esta política acontecerá "levando em consideração todos os direitos da nação, da vontade e da grandeza do país, seguindo as diretrizes do guia supremo", o aiatolá Ali Khamenei, número um do país, declarou.
O programa nuclear é o principal tema para o governo do Irã, submetido a sanções impostas pelos Estados Unidos e a União Europeia que deixaram o país em uma grave crise econômica, com inflação oficial acima de 32% e uma desvalorização significativa da moeda nacional.
Rohani, um clérigo moderado, afirmou ainda que pretende impor menos restrições aos jovens. "Mostrar sua alegria é um direito das pessoas. Não devemos impor muitas restrições", declarou.
"Nosso povo é por si mesmo respeitoso com a moral e as regras políticas e islâmicas. E no caso de falta, basta dar um conselho amistoso", disse, a respeito das manifestações de comemoração após o anúncio de sua vitória eleitoral em 14 de junho.