Jornal Correio Braziliense

Mundo

Correa diz que falou com o vice-presidente dos EUA sobre caso Snowden

Snowden, que se encontra desde domingo passado na zona de trânsito do aeroporto internacional de Moscou, pediu asilo político ao governo equatoriano

"Os países soberanos, os que, na verdade, estão comprometidos com os direitos humanos, entre eles o direito à intimidade das pessoas, temos que alçar nossa voz de protesto e pedir explicações", acrescentou.

Correa questionou que, apesar disso, para alguns meios de comunicação isso não é tão grave e o importante é capturar Snowden e destruir midiaticamente o governo ou país que decidir atender ao pedido de asilo a ele.

"É terrível ver como estão alterando os valores e o poder dessa arma letal que se chama poder midiático corrompido. Nem todo meio de comunicação é corrupto, mas... caramba... os meios de comunicação do imperialismo, sim, são corruptos, principalmente quando se trata de defender o sistema", assinalou.

Snowden, que se encontra desde domingo passado na zona de trânsito do aeroporto internacional de Moscou, pediu asilo político ao governo equatoriano, que se diz disposto a concedê-lo assim que o ex-analista de informática se encontrar em território equatoriano.

O ex-funcionário de uma empresa que prestava serviços para a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos é acusado de espionagem em seu país por ter revelado programas secretos de vigilância das comunicações do governo de Barack Obama.