Mundo

União Europeia também foi alvo de espionagem americana, diz imprensa

Revista alemã baseia suas acusações em documentos confidenciais que pôde ver graças ao ex-consultor americano da NSA, Edward Snowden, autor das revelações sobre o Prism

Agência France-Presse
postado em 29/06/2013 15:44
Berlim - A União Europeia era um dos objetivos da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, acusada de espionar as comunicações eletrônicas mundiais dentro do programa Prism, informa a revista alemã Der Spiegel em sua edição deste fim de semana.

Der Spiegel baseia suas acusações em documentos confidenciais que pôde ver graças ao ex-consultor americano da NSA, Edward Snowden, autor das revelações sobre o Prism.

Num desses documentos, datado de setembro de 2010 e classificado como "estritamente confidencial", a NSA descreve como espionou a representação diplomática da UE em Washington.

Leia mais notícias em Mundo

Para realizar a espionagem, utilizou microfones escondidos e invasão à rede informática, o que permitiu acesso aos correios eletrônicos e documentos internos.

A NSA teria estendido suas operações até Bruxelas.

Há mais de cinco anos, segundo Der Spiegel, os especialistas em segurança da UE descobriram um sistema de escuta na rede telefônica e na internet do prédio Justus-Lipsius, sede principal do Conselho da União Europeia, que atingia até o quartel-general da Otan na periferia de Bruxelas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação