Mundo

Equador punirá cônsul que emitiu salvo-conduto para Edward Snowden

Correa negou as versões da imprensa de que ele teria autorizado a entrega do documento

Agência France-Presse
postado em 29/06/2013 15:48
[SAIBAMAIS]Aromo - O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou neste sábado (29/6) que punirá seu cônsul em Londres por ter dado um salvo-conduto de refugiado ao ex-agente da inteligência americano Edward Snowden sem autorização do governo. "A verdade é que esse cônsul extrapolou suas funções e terá a sanção do caso", declarou Correa, insistindo que o documento foi expedido sem qualquer autorização e que, por isso, não tem validade.


O presidente tentou explicar a atitude do cônsul Fidel Narváez. "Em seu desespero - provavelmente em comunicação com (o fundador do WikiLeaks) Julian Assange - de que talvez o senhor Snowden fosse capturado, fez isso sem autorização e obviamente sem conhecimento do governo americano", enfatizou.

Correa negou as versões da imprensa de que ele teria autorizado a entrega do documento.

O canal americano de fala hispânica Univisión postou em seu site esta semana o que seria a cópia e um salvocondfuto que o Equador teria entregue a Snowden.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação