Mundo

Visitas de cubanos aos EUA aumentaram 79% no 1º trimestre de 2013

Estados Unidos e Cuba manterão conversas sobre temas migratórios no dia 17 de julho, segundo um porta-voz americano que não quis ser identificado

Agência France-Presse
postado em 29/06/2013 17:10
Havana - Os Estados Unidos concederam 16.767 vistos temporários a cubanos no primeiro semestre de 2013, o que representa um aumento de 79% em relação aos que foram entregues no mesmo período do ano anterior, informou neste sábado (29/6) a Seção de Interesses em Havana (SINA).

Além disso, a SINA autorizou a mais de 29 mil cubanos imigrar legalmente para os Estados Unidos, cifra que supera o compromisso de emissão de um mínimo de 20.000 vistos por ano, segundo acordo migratório assinado pelos dois países em 1994.

Leia mais notícias em Mundo

O comunicado foi difundido um dia depois que um analista local acusou a SINA, em artigo publicado no jornal Granma, de negar visto a cubanos para "fazer com que as viagens ilegais aumentem" e favorecer assim o pagamento de subornos a funcionários para liberar a autorização.

O aumento de número de vistos concedidos a cubanos para realizar visitas de turismo ou a familiares nos Estados Unidos coincide com a publicação em 14 de janeiro passado de uma reforma migratória que cancelou as restrições de viagem vigentes durante meio século na ilha comunista.

Estados Unidos e Cuba, sem relações diplomáticas desde 1961, manterão conversas sobre temas migratórios no dia 17 de julho, segundo um porta-voz americano que não quis ser identificado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação