Jornal Correio Braziliense

Mundo

David Cameron chega ao Paquistão, após visita surpresa ao Afeganistão

Primeiro-ministro britânico fez uma visita surpresa ao Afeganistão, onde saudou as tropas de seu país mobilizadas na província de Helmand e apoiou o início das conversas de paz com o talibã

Cabul - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, chegou neste sábado ao Paquistão, para se reunir com o presidente, Asif Ali Zardari, e conversar sobre o processo de paz no Afeganistão, país aonde fez uma visita surpresa hoje, informaram fontes paquistanesas.

Segundo o porta-voz do presidente paquistanês, Farhatulah Babar, o mesmo "elogiou os esforços com o objetivo de encontrar uma solução pacífica para o conflito de longa duração no Afeganistão. E expressou esperança em que os esforços feitos também levem em conta as preocupações legítimas das partes envolvidas."

Leia mais notícias em Mundo


Cameron fez hoje uma visita surpresa ao Afeganistão, onde saudou as tropas de seu país mobilizadas na província de Helmand e apoiou o início das conversas de paz com o talibã. "Acredito que o talibã começa a perceber que não poderá desempenhar um papel no Afeganistão através da violência, e sim abandonando as armas e se comprometendo com um processo político", disse Cameron, que participou de uma entrevista coletiva com o presidente afegão, Hamid Karzai, em Cabul. "Este processo de paz pertence aos afegãos, e deve ser conduzido pelos afegãos", acrescentou. "Desejamos falar de paz porque o país precisa, mas o talibã também", assinalou Karzai.

O Reino Unido tem um contingente de 7.900 soldados no Afeganistão.