Mundo

Governo das Filipinas acusa China de ameaçar a paz

O chanceler filipino alega que a presença militar chinesa nas ilhas é uma "ameaça para os esforços de manter a paz e a estabilidade marítima na região"

Agência France-Presse
postado em 30/06/2013 11:17
Bandar Seri Begawan - O governo das Filipinas afirmou neste domingo (30/6) que a crescente presença militar e paramilitar chinesa nas disputadas águas do Mar da China Meridional constitui uma ameaça para a paz regional.

Leia mais notícias em Mundo

O ministro filipino das Relações Exteriores, Albert Del Rosario, fez declaração em um comunicado de imprensa divulgado no fórum regional de segurança da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e da China. "Del Rosario manifestou graves preocupações sobre a crescente militarização do Mar da China Meridional", destacou o comunicado.

Segundo o ministro, existe "uma grande presença de barcos militares e paramilitares chineses" em dois grupos de ilhas dentro da zona econômica exclusiva filipina chamada Scarborough Shoal e Second Thomas Shoal.

O chanceler filipino alega que a presença militar chinesa nas ilhas é uma "ameaça para os esforços de manter a paz e a estabilidade marítima na região".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação