Mundo

Caso Snowden: Washington responderá por via diplomática à UE

"O governo americano responderá de maneira adequada", afirmou a Direção Nacional de Inteligência

Agência France-Presse
postado em 30/06/2013 17:18
Os Estados Unidos responderão através da via diplomática ao pedido de explicações da União Europeia, depois que a revista alemã Der Spiegel informou que um programa de inteligência americano espionou a UE, anunciou neste domingo a Direção Nacional de Inteligência (ODNI) americana.

[SAIBAMAIS]"O governo americano responderá de maneira adequada, por via diplomática e através do diálogo Estados Unidos/União Europeia entre especialistas da inteligência, que os Estados Unidos propuseram instaurar há algumas semanas", afirmou a ODNI em um comunicado enviado à AFP.

A União Europeia (UE) exigiu neste domingo explicações sobre o programa de espionagem americano denunciado por Edward Snowden, que aparentemente também tomou como alvos as instituições europeias, segundo as últimas revelações sobre o caso.

A revista alemã Der Spiegel afirma que a UE era um dos "objetivos" da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, acusada de espionar as comunicações eletrônicas em todo o mundo com o programa PRISM.



A publicação sustenta as acusações com documentos confidenciais a que teve acesso graças às revelações do ex-consultor americano, Edward Snowden, procurado pela justiça de seu país por revelar informações sobre o programa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação