Mundo

Governo da Colômbia e Farc se reúnem para nova etapa de negociações

Em maio, os negociadores concluíram as discussões sobre reforma agrária e a questão das terras

postado em 30/06/2013 18:54
Os negociadores do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se reúnem amanhã (1;), no Palácio de Convenções, em Havana, Cuba, para mais uma etapa das reuniões em busca de um acordo de paz na região. Em discussão, a participação política dos integrantes da guerrilha na Colômbia. Há mais de meio século integrantes do governo e das Farc se enfrentam no país.

[SAIBAMAIS]Em maio, os negociadores concluíram as discussões sobre reforma agrária e a questão das terras. Para as Farc, uma das propostas é a consolidação de uma Assembleia Nacional Constituinte para referendar possíveis acordos firmados com o governo.

Em fevereiro, as Farc apresentaram uma relação com oito pontos que devem ser debatidos. Os guerrilheiros defendem a discussão sobre o ordenamento social e ambiental, o uso das terras, a sustentabilidade, a produção agrícola e de alimentos, a criação dos assentamentos rurais, o uso dos recursos naturais, a exploração de minérios e o cultivo lícito de maconha.



A previsão do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, é que as negociações sejam concluídas até dezembro. Os governos de Cuba, da Venezuela, do Chile e da Noruega atuam como mediadores nas negociações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação