Mundo

Atentados ocorridos no Iraque deixaram pelo menos oito pessoas mortas

Em Samarra, um suicida detonou o carro-bomba que conduzia na entrada de uma praça onde está situada uma mesquita, matando sete homens

Agência France-Presse
postado em 05/07/2013 13:15
Bagdá - Ao menos oito pessoas morreram nesta sexta-feira (5/7) nos atentados realizados no Iraque, sete delas perto de uma mesquita sunita na hora da oração, informaram fontes de segurança e médicas. Em Samarra, 110 km a noroeste de Bagdá, um suicida, que vestia um uniforme militar, detonou o carro-bomba que conduzia na entrada de uma praça onde está situada uma mesquita, matando sete homens e ferindo outros nove, segundo a polícia e o hospital local.

[SAIBAMAIS]A praça Al-Haq, onde ocorreu o atentado, é o local no qual se reúnem há vários meses os manifestantes sunitas, que acusam o governo de detenções arbitrárias contra eles. Um civil morreu pela explosão de uma bomba durante a passagem de um comboio misto da polícia e do exército em uma praça central de Kut, uma cidade de maioria xiita no sul do país. No total, 17 pessoas, duas delas policiais, ficaram feridas, segundo a polícia e uma fonte médica.



Além disso, dois insurgentes morreram após a explosão de uma bomba que se preparavam para instalar em uma estrada em Hawija, perto de Kirkuk (norte), de acordo com a polícia. No início da semana, vários carros-bomba, especialmente em Bagdá, deixaram dezenas de vítimas ao serem detonados perto de mercados ou de lojas de bairros xiitas. A escalada de violência no país reavivou os temores de que ocorra um novo conflito sectário entre a maioria xiita, que controla o governo, e a minoria sunita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação