Mundo

Nicolás Maduro oferece 'asilo humanitário' a Snowden na Venezuela

Asilo teria objetivo de proteger o ex-agente da "perseguição dos EUA"

Agência France-Presse
postado em 05/07/2013 21:21
Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira que ofereceu "asilo humanitário" ao consultor de Inteligência americano Edward Snowden, procurado pelas autoridades dos Estados Unidos.

"Como chefe de Estado e de governo da República Bolivariana da Venezuela, decidi oferecer asilo humanitário ao jovem Snowden (...) para protegê-lo da perseguição desatada pelo império (EUA) mais poderoso do mundo", disse Maduro durante as celebrações pela Independência da Venezuela.

"Anuncio aos governos amigos do mundo que decidimos oferecer esta figura do direito humanitário internacional para proteger este jovem", disse Maduro durante um desfile militar em Caracas. Snowden, que apresentou pedido de asilo a diversos países, incluindo o Brasil, revelou a existência de um programa do governo de Barack Obama para espionar as comunicações em nível mundial, e a partir de então tem sido caçado pelo governo dos Estados Unidos.

França e Itália indicaram na quinta-feira que não receberiam o ex-consultor, seguindo os passos de Brasil, Alemanha, Noruega, Índia, Polônia, Islândia, Áustria, Finlândia, Holanda e Espanha. O jovem de 30 anos, que teve seu passaporte americano suspenso, está na área de trânsito do Aeroporto de Moscou há vários dias.

O anúncio de Maduro ocorre pouco tempo depois de o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, revelar sua disposição de dar asilo a Snowden. "Somos abertos, respeitamos o direito ao asilo e está claro que se as circunstâncias permitirem, receberemos Snowden com todo gosto e lhe daremos asilo aqui na Nicarágua".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação