Agência France-Presse
postado em 06/07/2013 08:36
Beirute - A aviação do regime do presidente sírio Bashar al-Assad intensificou neste sábado pela manhã os bombardeios contra os subúrbios de Damasco para tentar expulsar os rebeldes, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). Ao mesmo tempo, o exército seguia bombardeando os bairros nas mãos de insurgentes na cidade de Homs (centro), afirmou esta ONG com sede no Reino Unido, que obtém a informação graças a uma rede de ativistas e de fontes médicas no país."Aviões militares realizaram vários bombardeios nos arredores dos bairros de Asali (sul) e Qabun (nordeste)" em Damasco, e contra os bastiões rebeldes a leste da capital, como Zamalka, afirma o OSDH. Também foram registrados combates em Asali e em Qadam (sudoeste), afirmou o OSDH, que acrescenta que o exército bombardeou o acampamento palestino de Yarmuk (sul) e o bairro rebelde de Khobar (leste).
[SAIBAMAIS]A violência se intensificou nos últimos meses nos bairros periféricos de Damasco e o centro da capital segue controlado pelo regime. Já em Homs a ofensiva lançada há sete dias contra os bairros insurgentes prossegue.
O exército bombardeava "de forma intensiva" Khaldiyé, informou a Comissão Geral da Revolução Síria (CGRS), uma rede de atividades contrária ao regime que divulgou um vídeo mostrando colunas de fumaça no bairro.
Mais de 100.000 pessoas faleceram na Síria desde o início, em março de 2011, de uma revolta popular que foi se transformando em conflito armado diante da repressão do regime.