Mundo

Comissário de Direitos Humanos da Europa está preocupado com a Turquia

Todos os casos de uso excessivo da força pela polícia nas manifestações antigovernamentais devem ser investigados, diz Nils Muiznieks

Agência France-Presse
postado em 06/07/2013 12:36
Ancara - O uso excessivo da força policial para reprimir as manifestações antigovernamentais na Turquia deve ser alvo de "uma investigação independente e imparcial", indicou neste sábado em Ancara o comissário de Direitos Humanos do Conselho da Europa, Nils Muiznieks. "Todos os casos de uso excessivo da força pela polícia devem ser investigados de forma exaustiva" e receber "a punição adequada", disse o funcionário à imprensa, após uma visita de cinco dias à Turquia centrada na liberdade de reunião e na violência policial.


[SAIBAMAIS]A visita ocorre após uma onda de manifestações sem precedentes contra o governo islamita moderado no poder na Turquia há dez anos, que deixou quatro mortos - três manifestantes e um policial - e cerca de 8.000 feridos, segundo a Associação de Médicos. Muiznieks informou, no entanto, que sua missão estava prevista há muito tempo, antes das manifestações.

Este funcionário letão, defensor dos direitos humanos, se reuniu durante sua visita com líderes governamentais e representantes da sociedade civil. No próximo outono (do hemisfério norte) apresentará um relatório ao Conselho da Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação