Mundo

Milhares de pessoas lotam Pamplona no primeiro 'encierro' de São Firmino

O evento abre um ritual que se repetirá todas as manhãs até o dia 14 de julho

Agência France-Presse
postado em 07/07/2013 09:47
O evento abre um ritual que se repetirá todas as manhãs até o dia 14 de julho
Pamplona - Milhares de pessoas de todo o mundo lotaram na manhã deste domingo (7/7) as ruas de Pamplona para assistir ao primeiro "encierro" das festas de São Firmino, que abre um ritual que se repetirá todas as manhãs nesta cidade do norte da Espanha até o dia 14 de julho e no qual quatro pessoas ficaram feridas.

Um australiano, um americano, um britânico e um espanhol sofreram ferimentos leves e foram hospitalizados, todos eles por diversos ferimentos, embora nenhum chifrado por um touro, segundo um primeiro balanço das autoridades regionais.

Às oito da manhã foram abertas pontualmente as portas do curral onde os touros aguardavam desde a tarde de sábado, liberando seis grandes animais de mais de meia tonelada cada um que se lançaram ao percurso, já lotado de corredores vestidos de branco e vermelho.

"A corrida foi muito, muito perigosa. Há muita gente, gente sem experiência, que não sabe avaliar onde está o perigo", afirmou Marcos Sales, um corredor espanhol de 35 anos proveniente de Castellón, no leste do país, e que já participou seis vezes da festa de São Firmino.

Leia mais notícias em Economia
Os touros levaram 4 minutos e 6 segundos para percorrer os 848,6 metros que separam os currais da praça de touros de Pamplona, superando sem problemas as curvas mais perigosas.

Em 2012, 20.700 corredores participaram dos oito "encierros" da festa, ou seja, uma média de 2.587 diários. Todos os anos, entre 200 e 300 deles ficam feridos, 3% em estado grave.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação