Mundo

Centenas vão às ruas em Trípoli pela saída das milícias na Líbia

Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra as milícias e a presença de forças armadas na cidade.

Agência France-Presse
postado em 07/07/2013 20:27

Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra as milícias e a presença de forças armadas na cidade.

Trípoli - Centenas de manifestantes se reuniram neste domingo em Trípoli, na Líbia, para reivindicar a evacuação da capital por parte das milícias e "brigadas ilegítimas", pedindo às autoridades que acelerem a formação de um Exército e de uma polícia "oficiais".

Os manifestantes se reuniram desde de manhã na praça de Alger, no centro da capital líbia, para pedir a aplicação de uma decisão do Congresso Geral Nacional (CGN), a mais alta autoridade política do país, que determinou a retirada das milícias da cidade. Essa manifestação reivindicou a formação de um Exército e da polícia, mas destacou seu apoio ao CGN e ao governo.


Durante o ato, os manifestantes gritaram palavras de ordem contra as milícias e a presença de forças armadas na cidade. "Queremos um Exército regular e uma polícia", "não às armas", "sim à legitimidade" eram algumas delas.

Neste domingo, o premier Ali Zeidan apontou a necessidade "de dissolver as brigadas e outros grupos (de ex-rebeldes) (...) e integrá-los individualmente ao Exército, ou à polícia".

[SAIBAMAIS]"No futuro, nenhuma pessoa carregará armas na Líbia, a menos que esteja no Exército, ou na polícia, e esteja submetida às leis militares (...) que impedem de exercer a ação política", acrescentou Zeidan, em conversa com a imprensa.

Formadas durante a insurreição que derrubou o regime de Muammar Kadhafi, em outubro de 2011, essas brigadas são compostas por ex-rebeldes de diferentes ideologias, que lutaram contra o governo deposto.

Considerados heróis em 2011, esses "revolucionários" não hesitaram em recorrer às armas para defender sua existência e seus interesses e ficaram fora de controle. Hoje, são vistos como fonte de inúmeros problemas no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação