Mundo

Economista Ziad Bahaa Eldin deve ser novo premier do Egito

O anúncio foi feito pelo porta-voz do presidente interino; Mohamed ElBaradei assumirá a vice-presidência

Agência France-Presse
postado em 07/07/2013 20:37
Cairo - Ziad Bahaa Eldin, de 48, um tecnocrata que dirigiu várias instituições econômicas no Egito, será "muito provavelmente" nomeado primeiro-ministro do país, e Mohamed ElBaradei assumirá a vice-presidência, anunciou o porta-voz do presidente interino neste domingo à noite.

"Ziad Bahaa Eldin será, muito provavelmente, nomeado primeiro-ministro, e Mohamed ElBaradei, vice-presidente", declarou o porta-voz presidencial, Ahmad al Muslimani, em entrevista ao canal ONTV, quatro dias após o golpe de Estado que derrubou o presidente islamita Mohamed Mursi.

[SAIBAMAIS]Esse advogado especializado em Direito Empresarial, que dirigiu várias instituições econômicas e financeiras de seu país, entrou na política após a queda de Hosni Mubarak no início de 2011 como responsável por uma formação laica - o Partido Social-Democrata egípcio.



Anunciada na véspera pela agência de notícias oficial Mena e por diferentes fontes políticas e militares, a escolha de ElBaradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e Prêmio Nobel da Paz, como chefe de Governo, enfrenta reservas do Partido salafista Al Nur, sócio islamita de uma coalizão formada principalmente por partidos e movimentos laicos.

Embora a transição tenha começado com a nomeação de Adly Mansur como presidente interino e com a dissolução da Câmara Alta - dominada pelos islamitas -, as novas autoridades não desejam enfurecer os salafistas enquanto os partidários de Mursi mantêm uma forte mobilização nas ruas. Mursi é ligado à Irmandade Muçulmana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação