Mundo

Um morto e incidentes violentos em dia de eleições no México

Nos catorze estados em que as eleições aconteceram foram registrados roubo de cédulas, lançamento de um explosivo de fabricação artesanal contra uma candidata e a morte de um militante

Agência France-Presse
postado em 07/07/2013 21:08

Nos catorze estados em que as eleições aconteceram foram registrados roubo de cédulas, lançamento de um explosivo de fabricação artesanal contra uma candidata e a morte de um militante

Veracruz - As eleições locais mexicanas deste domingo registraram incidentes em vários dos 14 estados onde foram realizadas, incluindo roubo de cédulas, lançamento de um explosivo de fabricação artesanal contra uma candidata e a morte de um militante do Partido Revolucionário Institucional (PRI), em circunstâncias ainda não esclarecidas.

O militante morreu por ferimentos causados por uma arma de fogo em "um possível confronto por questões partidárias", no município de Coxquihui, disse à AFP um porta-voz do governo do estado de Veracruz (leste).

A delegação do PRI em Veracruz, partido do presidente Enrique Peña Nieto, apenas confirmou que a vítima fatal era um militante de suas fileiras.



Segundo uma fonte do PRI, em declaração ao jornal "Reforma", o homem morreu durante um ataque a tiros de um grupo de seguidores do Partido Ação Nacional (PAN, conservador) contra o QG da campanha do candidato do PRI à prefeitura de Coxquihui.

[SAIBAMAIS]Já um dirigente local do PAN disse que o grupo foi recebido a tiros, e uma bala "perdida" teria matado o integrante do PRI.

Outro incidente violento foi registrado em Tijuana (noroeste), pouco antes do início da votação, quando jogaram um coquetel molotov contra a casa de uma candidata do partido regional Encontro Social. Ela escapou ilesa.

Também foram relatados casos de roubos de cédulas em sedes eleitorais dos estados de Oaxaca (sul) e Puebla (centro).

A eleição de mais de 900 prefeituras, câmaras legislativas em 14 dos 32 estados mexicanos e ao governo do estado da Baja California (noroeste) foi precedida por uma das campanhas mais violentas dos últimos anos no México.

Em entrevista coletiva na Baja California, cujo governo é o principal cargo em jogo, o presidente do PAN, Gustavo Madero, afirmou que 12 candidatos foram assassinados, ou sequestrados, durante a campanha.

O presidente do também opositor Partido da Revolução Democrática (PRD, de esquerda),Jesús Zambrano, denunciou que grupos do crime organizado operam neste domingo em favor dos candidatos do PRI em vários estados.

O secretário (ministro) de Governo, Miguel Ángel Osorio Chong, considerou que, salvo incidentes "pontuais", o dia transcorria dentro da normalidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação