Mundo

Presidente da Venezuela nomeia ex-ministro da Defesa embaixador no Brasil

Diego Molero é almirante e substituirá Maximilien Sánchez Arbeláiz, de 40 anos, que está no cargo desde 2010

postado em 08/07/2013 10:31
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, designou como novo embaixador do país no Brasil, o ex-ministro da Defesa Diego Molero. A decisão foi anunciada na rede social Twitter. Molero é almirante e substituirá Maximilien Sánchez Arbeláiz, de 40 anos, que está no cargo desde 2010. Em substituição a Molero no Ministério da Defesa ficará a almirante Carmen Meléndez. É a primeira vez que uma mulher ocupa a pasta na Venezuela. Molero foi nomeado ministro pelo então presidente Hugo Chávez, que morreu em março deste ano.

[SAIBAMAIS]No mês passado, Maduro designou Sánchez Arveláiz como comissário presidencial para Assuntos Internacionais ; cargo que equivale a um assessor especial para a área. Na ocasião, a assessoria de Sánchez Arveláiz informou à Agência Brasil que ele acumularia a função com a de embaixador da Venezuela no Brasil. No cargo há quase três anos, Sánchez Arveláiz exerceu, durante a campanha eleitoral de Maduro, assessoria na área internacional. O diplomata era apontado como um dos nomes de confiança do presidente Hugo Chávez e também do seu sucessor. Ele estudou na França e no Reino Unido.



Sánchez Arveláiz foi alvo de críticas de parlamentares do PSDB, PPS e Democratas no Senado e na Câmara, em fevereiro, pois participou dos protestos contra o Supremo Tribunal Federal (STF) pelas condenações dos envolvidos na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Na ocasião, o diplomata venezuelano disse que ;faz parte das atribuições do representante estrangeiro em um país conhecer os acontecimentos políticos; do local onde está. Disse também que estava determinado a participar de atos para os quais fosse convidado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação