Mundo

Espanha disposta a pedir desculpas a Morales em caso de "mal-entendido"

"Se aconteceu algum mal-entendido, eu não tenho problema em pedir desculpas ao presidente Evo Morales", afirmou Margallo

Agência France-Presse
postado em 09/07/2013 08:47
Madri - O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, afirmou nesta terça-feira que está disposto a pedir desculpas ao presidente boliviano Evo Morales se aconteceu "algum mal-entendido" durante a viagem pela Europa do avião presidencial entre Moscou e La Paz. "Se aconteceu algum mal-entendido, eu não tenho problema em pedir desculpas ao presidente Evo Morales", afirmou Margallo.

Ministro de Assuntos Exteriores da Espanha insiste que país não fechou o espaço aéreo nem revogou a permissão de escala da aeronave

Um incidente diplomático foi provocado pelo fechamento do espaço aéreo de vários países europeus ao avião de Morales pela suspeita de que o fugitivo americano Edward Snowden estava na aeronave.

Mas o ministro insistiu que a Espanha não fechou o espaço aéreo nem revogou a permissão de escala da aeronave "em nenhum momento" no dia 2 de julho, quando Morales foi obrigado a fazer uma escala em Viena depois que, segundo La Paz, Portugal, França, Itália e Espanha negaram permissões de sobrevoo.

Leia mais notícias em Mundo

Margallo afirmou que em uma conversa telefônica com o chanceler boliviano, este garantiu que Snowden não estava no avião, palavra que foi suficiente para conceder a permissão de escala em Las Palmas, arquipélago das Canárias.

Além disso, explicou que o governo espanhol intercedeu com outros países europeus para que permitissem o sobrevoo do avião presidencial boliviano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação