Mundo

ONU recomenda ajuda excepcional ao Líbano para refugiados sírios

O Conselho solicitou "a todas as partes no Líbano que continuem trabalhando com o primeiro-ministro Tammam Salam para permitir a urgente formação de um governo" no país

Agência France-Presse
postado em 10/07/2013 12:41
NOVA YORK - O Conselho de Segurança da ONU enfatizou nesta quarta-feira (10/7) "a necessidade de enviar uma ajuda sem precedentes" ao Líbano, para acolher os centenas de milhares de refugiados sírios, e recomendou aos libaneses que sem mantenham distantes do conflito na Síria.

Em declaração aprovada por unanimidade por seus 15 membros, o Conselho "convida a comunidade internacional a enviar a assistência necessária o quanto antes" para ajudar os refugiados e as "comunidades anfitriãs".

O órgão executivo das Nações Unidas se declarou "muito preocupado pelo espetacular fluxo de refugiados ao Líbano, que já são 587.000 vindos da Síria e aos quais se somam os 65.000 refugiados palestinos no país", e "louva os generosos esforços" do Líbano para fazer frente a "este extraordinário desafio financeiro e estrutural".



Os 15 países membros do Conselho "expressam a crescente inquietação com o aumento de refugiados sírios no Líbano e com as incursões, os sequestros e o tráfico de armas que se multiplicam ao longo da fronteira sírio-libanesa".

Em conclusão, o Conselho solicitou "a todas as partes no Líbano que continuem trabalhando com o primeiro-ministro Tammam Salam para permitir a urgente formação de um governo" no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação