Mundo

Morre na França o renomado luthier Etienne Vatelot aos 87 anos

Nomeado especialista pelo Tribunal de Paris, em 1970 criou a Escola de Luthier francesa, em Mirecourt

Agência France-Presse
postado em 13/07/2013 11:14

Renomado e premiado luthier francês, Etienne Vatelot, morreu sexta-feira à noite em sua casa em Neuilly-sur-Seine

Paris - O renomado e premiado luthier francês, Etienne Vatelot, morreu sexta-feira à noite em sua casa em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris, aos 87 anos, indicou à AFP um de seus colaboradores. Vatelot trabalhou com os instrumentos de Yehudi Menuhin, Isaac Stern e Mistlav Rostropovich.



Nascido em 13 de novembro de 1925, Etienne Vatelot começou a aprender o ofício em 1942 na oficina de seu pai, Marcel Vatelot. Em 1949 obteve o diploma de honra no Concurso Internacional de Luthier de Haia.

A partir de 1950, ainda trabalhando com seu pai, passou a ser dedicar a ajustar os instrumentos de solistas internacionais como Yehudi Menuhin, Arthur Grumiaux, Isaac Stern, Mistlav Rostropovich, Yo-Yo Ma, Ivry Gitlis, Lorin Maazel e Anne-Sophie Mutter. Em 1959 sucedeu oficialmente seu pai à frente da loja e foi nomeado especialista pelo Tribunal de Paris. Em 1970 criou a Escola de Luthier francesa, em Mirecourt.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação