Roma - A Polícia italiana anunciou neste sábado (13/7) a prisão de Pietro Labate, um ;boss; da máfia de Reggio Calabria (sul da Itália), foragido desde abril de 2011. O criminoso é chefe do clã Labate, um dos mais poderosos da ;Ndrangheta (máfia calabresa). Ele "foi detido em Reggio Calabria ao término de uma longa investigação dos serviços de combate à máfia", indicou a Polícia em um comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
Seu nome havia sido recentemente adicionado à lista dos criminosos foragidos mais perigosos da península. Pietro Labate, de 62 anos, é acusado de associação mafiosa e extorsão. Em abril de 2011, ele conseguiu escapar de um cerco policial aos clãs Tegano e Labate.
Em julho de 2012, foi condenado a 20 anos de reclusão. A ;Ndrangheta é uma das quatro organizações criminosas da Itália, junto com a Camorra da região de Nápoles, a Cosa Nostra da Sicília e a menor, a Sacra Corona Unita (SCU) da Puglia (sudeste).
Especializada principalmente no tráfico de drogas, em particular a cocaína, a organização atinge um faturamento anual de dezenas de bilhões de euros, graças em particular ao tráfico internacional de drogas e armas, de acordo com diversas estimativas.