Washington - Uma série de explosões, registradas no dia 5 de julho nos arredores do importante porto sírio de Latakia, foram provocadas por ataques aéreos israelenses, segundo a rede de televisão CNN, citando três oficiais americanos. Em uma reportagem exibida sexta-feira à noite, a rede afirmou que os ataques tinham como alvo mísseis russos Yakhont, que Israel considera uma ameaça para suas forças navais no leste do Mar Mediterrâneo.
As forças militares israelenses não quiseram comentar a informação. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma organização com sede em Londres e que se opõe ao regime de Bashar al-Assad, havia relatado as explosões, que segundo ele, atingiram depósitos de munições.
O OSDH indicou a existência de mortos e feridos, mas sem fornecer mais detalhes. Israel lançou vários ataques aéreos no território sírio desde o início do conflito neste país há dois anos, justificando que seu objetivo é evitar que armas sofisticadas caiam nas mãos de grupos militantes hostis.